O suplemento nutricional conhecido como BCAA é um dos produtos mais consumidos por praticantes de atividades físicas. Ele compreende três aminoácidos: valina, leucina e isoleucina. Estes aminoácidos são considerados essenciais, ou seja, devem fazer parte da alimentação. O BCAA representa aproximadamente 46% dos aminoácidos essenciais.
As fontes alimentares de BCAA são as proteínas do leite, carne, peixes, ovos, e também fontes vegetais como feijão, nozes, etc. Uma característica importante do BCAA é que estes aminoácidos não são degradados diretamente pelo fígado quando da sua ingestão no organismo. Isto significa que, quando consumido, o BCAA vai diretamente para a corrente sanguínea e se torna rapidamente disponível para os músculos e outros tecidos.
Os benefícios do BCAA para a melhora do desempenho em exercícios de resistência têm sido muito investigados nos últimos anos. Existem alguns resultados controversos sobre a importância da sua utilização como fonte de energia e prevenção da fadiga, por preservar o glicogêniomuscular nos exercícios de endurance.
A importância da Leucina, que é um dos seus componentes na reparação do dano muscular pós-exercício, estimulando a síntese de proteínas, tem sido bastante enfatizada em resultados de estudos recentes.
A evidência sugerida pelos autores é que o BCAA aumenta a utilização da gordura em indivíduos que possuem bom condicionamento aeróbico, tanto durante o exercício como também no repouso. Portanto, a ideia é que quando o condicionamento aeróbico melhora, o BCAA passaria a ter o benefício de ajudar na queima de gordura, o que sem dúvida seria um grande aliado em programas de perda de peso.Uma nova evidência surgiu muito recentemente em um artigo publicado por um grupo de pesquisadores da Finlândia na revista Exercise and Sports Science Reviews do último mês de outubro. Os pesquisadores apresentam evidências de um importante papel do BCAA no metabolismo das gorduras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário