Nunca antes tantos corredores utilizaram o recurso da música na tentativa de melhorar as suas performances. Atualmente os aparelhos são bem pequenos e você pode até nadar com eles se comprar um à prova d’água. Mas treinar com música realmente melhora a sua velocidade e resistência? O grande Haile Gebreselasie (etíope, ex-recordista mundial da maratona) cravou o recorde da distância de 2km enquanto escutava uma de suas músicas preferidas. Posteriormente ele disse que sincronizou as passadas com o ritmo da música e que, naquela situação, ele tinha tirado proveito.
O estímulo musical, de acordo com algumas pesquisas, traria benefícios principalmente a dois tipos de treino: os difíceis, em que grande esforço é exigido e os longos. Para os treinos mais duros, a combinação da música acelerada com uma velocidade mais intensa na corrida pode deixá-lo focado em “atacar” a distância. Talvez mantendo o seu limite por mais tempo. E para os treinos mais longos, que às vezes carregam o fator tédio, as músicas mais suaves podem ajudá-lo na manutenção de um ritmo mais regular e acompanhá-lo através dos quilômetros.
Talvez o estímulo musical acelere algumas respostas motoras, recrutando mais fibras musculares. E aí você ganharia alguma performance. Seria como se o seu cérebro mandasse mais estímulos atingindo mais músculos por estar escutando uma determinada música. Em termos de pesquisa, essa questão ainda é recente e mais estudos específicos aparecerão nos próximos anos.
Entretanto, existem horas e lugares para usar osfones de ouvido na hora do treino. Você não deveria usá-los em áreas com tráfego e muito movimento de pedestres, e deve sempre se lembrar que a música pode bloquear alguns barulhos e distraí-lo. Deixe para escutar a sua música em situações onde você tem mais controle do que está acontecendo à sua volta. E mesmo assim, procure usar apenas um fone e em um volume normal.
Um aumento no número de praticantes é um aumento no número de iniciantes. E às vezes esses iniciantes têm apenas a música para acompanhá-los e motivá-los. É possível que o seu tempo seja o mesmo no final da prova, com música ou sem música. Mas se você gosta de combinar esses dois prazeres e entendeu que tem que tomar alguns cuidados, vá em frente. Estar motivado é tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário