quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Dores musculares depois de exercício físico na academia.

 A maioria das mialgias, o termo médico que é atribuído às dores musculares, está associada à prática desportiva. Surgem sobretudo depois do regresso aos treinos após uma longa ausência, no seguimento de um treino mais duro do que o habitual, quando se trabalharam músculos que noutras alturas não se tinham exercitado ou quando se executam movimentos e ritmos diferentes.

 Este tipo de dores musculares pode surgir de forma súbita, ainda durante o treino ou logo depois deste, ou serem tardias, manifestando-se para lá dos instantes posteriores à sessão. Por norma, as dores musculares eram associadas à acumulação de ácido láctico nos músculos, fruto do exercício físico, mas sabe-se atualmente que essa não é a única razão para o seu aparecimento. As mialgias imediatas costumam estar diretamente relacionadas com o ácido láctico. Todavia, as dores musculares ditas tardias, que perduram durante mais tempo, estão geralmente relacionadas com micro lesões nos músculos. As membranas dos tecidos musculares rompem-se e originam um processo inflamatório, surgindo então as dores musculares tardias como um mecanismo de defesa, um alerta.

 Não pare o exercício físico se a dor for suportável.

Dores musculares depois de exercício físico na academia
Dores musculares depois de exercício físico na academia

 É pertinente salientar que não se devem parar os exercícios físicos, mal surja a dor muscular mais mínima. É preciso apurar a intensidade da maleita, pois, nas circunstâncias menores, não é recomendável ficar sem actividade física.  Uma pausa resultará num período de recuperação mais longo, pois quando os músculos se exercitam é maior a quantidade de sangue que se desloca para o tecido muscular e, deste modo, mais nutrientes alimentarão a área lesionada.
 As dores musculares após a prática desportiva são normais, sobretudo após longas paragens na atividade física. Mas é necessário apurar se essas dores se estão a tornar maléficas para os músculos e se será preciso algum tempo de repouso. O ideal será consultar um médico ou um especialista de fisioterapia, caso tema que se trate de uma lesão mais grave, pois só eles poderão atestar com credibilidade um diagnóstico adequado.

 Como aliviar as dores depois de vir da academia?

 O recurso a vitaminas e minerais, logo após as sessões de treino, é uma boa forma de aliviar as dores musculares que surgem depois da saída da academia. A utilização de suplementos vitamínicos ajudará a proteger os tecidos musculares, evitando assim o rompimento das membranas dos músculos.
 Prosseguir uma alimentação cuidada, rica em potássio e em proteínas, ajudará a evitar as dores musculares, promovendo uma musculatura ideal e uma condição de corpo saudável.  Consumir alimentos ricos em proteína logo depois de uma sessão de treino terá benefícios positivos no processo de recuperação e ajudará também a prevenir o aparecimento de lesões musculares. Beber muita água é também muito importante para afastar as mialgias.
 A execução de uma boa série de alongamentos, antes e depois dos exercícios físicos, é também fundamental para evitar as dores musculares. Muitas destas lesões surgem devido a um aquecimento desadequado ou fruto da sua não realização. Um correcto aquecimento do corpo, deixando os músculos bem relaxados, acarretará assim vantagens claras no afastamento das mialgias. Do mesmo modo, alongar os músculos no pós-treino será muito positivo para evitar o rompimento dos tecidos musculares.
 E como poderá verificar além de normais, as dores depois do exercício físico podem se minimizar com os devidos cuidados alimentícios e na preparação do exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário