A palavra Ritmo vem do grego Rhytmos e designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado. O ritmo é uma qualidade fundamental existente em todo ser humano, porém de uma forma diferenciada, pois cada indivíduo possui uma característica de ritmo e uma maneira própria de manifestá-lo. Isto é assinalado por Arribas (2002, p.168), que pontua que “não existe um ritmo comum a todos”.
Possuímos os ritmos:
Ritmo Vital: Subordinado ao ritmo biológico que rege nosso organismo.
Ritmo Ultradiano: células cerebrais, coração, pulmões.
Ritmo Circadiano: Sono, metabolismo, fome, sede, temperatura.
Ritmo Infradiano: Modificações periódicas no organismo.
Ritmo Psicológico: A criança utiliza a atenção para tornar consciente o seu corpo como instrumento de ritmo.
O ritmo tem por objetivo ajudar a criança a conhecer o próprio corpo e, desse modo, favorecer a estabilidade do esquema corporal; auxiliar no desenvolvimento da linguagem; auxiliar na compreensão do movimento e possibilitar o manejo de mobilidade e expressão.
Porém, a falta de habilidade rítmica pode causar dificuldades na aquisição da leitura, com pontuação e entonação inadequadas. Na parte gráfica, as dificuldades de ritmo contribuem para que a criança escreva duas ou mais palavras unidas, adicione letras nas palavras ou omita letras e sílabas.
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