terça-feira, 26 de novembro de 2013

Como funciona a Dieta da Proteína?

 Os princípios da Dieta da Proteína foram desenvolvidos pelo cardiologista Robert Atkins, por isso a dieta tornou-se conhecida mundialmente como Dieta do Dr. Atkins.
 A idéia principal desta dieta é a drástica redução dos carboidratos. Acredita-se que ao excluir essa principal fonte de energia do nosso organismo, o corpo é forçado a utilizar as reservas de gordura como fonte para obter energia e, assim, ocorre à perda de peso.

 O cardápio da dieta é composto principalmente por proteína e gordura na forma de carnes, óleos, manteiga e produtos lácteos. Durante o chamado período de "indução" são permitidos apenas 20 gramas de carboidratos ao dia, quantidade esta inferior a contida em uma fatia de pão integral. A dieta recomenda que os carboidratos venham de saladas e vegetais.
 Depois de duas semanas, aumenta-se o consumo de carboidratos para cerca de 25 a 90 gramas ao dia, o que equivale de 100 a 360 calorias, menos de 10% do total de calorias geralmente consumidas por um adulto. Mesmo com esse aumento, a quantidade diária de carboidratos continua abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de 55 a 75% de calorias das calorias consumidas no dia.
 Atkins recomenda que a dieta seja realizada em um processo de quatro fases:
 As quatro fases de Atkins
 Indução: Durante 2 semanas estão liberados carnes, queijos e outros produtos ricos em gordura enquanto apenas os vegetais com baixo teor de carboidratos são permitidos, como brócolis, tomate e alface, mesmo assim limitados a 3 porções pequenas por dia.
 Perda de Peso Contínua: O objetivo dessa fase é descobrir o quanto de carboidratos pode-se comer e ainda perder peso, por isso a quantidade de legumes pode ser aumentada. Essa etapa dura até que se esteja de 3 a 5 quilos de seu peso ideal.
 Pré Manutenção: Nesta fase se descobre o quanto de carboidrato pode comer sem ganhar peso. Dez gramas de carboidratos podem ser adicionados por dia. Esta fase dura de 2 a 3 meses.
 Manutenção: O objetivo é manter os hábitos alimentares adquiridos nas fases anteriores, com cerca de 100 gramas de carboidratos por dia.

 Vantagens da Dieta da Proteína

 As proteínas são nutrientes de digestão lenta, o que pode contribuir para prolongar a sensação de saciedade. Não há limitação de quantidade de alimentos a serem consumidos, somente os tipos de alimentos são restritos.

 Desvantagens da Dieta da Proteína

 Com o consumo drasticamente limitado de carboidratos, o organismo tende a converter gordura em energia acarretando na liberação de corpos cetônicos, componentes que em altos níveis podem ser prejudiciais às células, além de causar mau hálito. Os adeptos da dieta também ficam expostos a quadros de tonturas, fraqueza e desmaios, e frequentemente são acometidos por constipação intestinal devido ao baixo consumo de fibras.
 Em virtude do grande consumo de alimentos protéicos, a quantidade de gorduras saturada e colesterol é elevada ao ponto de contribuir para aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL - colesterol) e favorecer a ocorrência de problemas cardiovasculares. O excessivo consumo de proteínas pode também ocasionar sobrecarga renal e, se mantida a longo prazo, há o risco do desenvolvimento de insuficiência renal.
 A Dieta da Proteína é considerada uma dieta de difícil adesão devido à drástica limitação de carboidratos. A Dieta não estimula a mudança de hábitos alimentares e não transmite conceitos de alimentação saudável e equilibrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário